Fundado a 19 de março de 1967, o Coral de São José conta presentemente com uma formação sinfónica de cerca de 65 cantores, apresentando-se para a interpretação de obras eruditas, nos domínios da música sacra, oratórias, óperas, e também registos contemporâneos e do cancioneiro popular.

Do seu vasto reportório é de referir os Réquiem de Mozart e de Verdi, o Messias de Haendel, o Stabat Mater e a Petite Messe Solennelle de Rossini, a Missa Solemnis e a Sinfonia N.º 9 de Beethoven, a Messa di Gloria de Puccini, A Criação de Haydn, a Missa N.º 1 de Santos Pinto, Carmina Burana de Carl Orff, The Pirates of Penzance de Sulliven e Porgy and Bess de Gershwin.

Ao longo dos tempos tem tido o privilégio de atuar com prestigiados agrupamentos musicais nacionais, entre os quais a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Clássica da Madeira, a Sinfonietta de Lisboa, a Sinfonietta de Ponta Delgada e as Bandas Militares do Porto e dos Açores.

Foi dirigido por grandes figuras como Adriano Martinolli D’Arcy, César Viana, Délio Gonçalves, José Eduardo Gomes, Paulo Lourenço, Pearce de Azevedo, Rui Massena e Walter Kobena, entre outros, e acompanhado por solistas de referência como Ana Paula Russo, Dora Rodrigues, Elisabete Matos, Isabel Alcobia, Mariana Leka, Sandra Medeiros, Sara Braga Simões, Sofia Escobar, Alicia Nafé, Maria Luisa de Freitas, Patricia Quinta, Bruno Almeida, Carlos Guilherme, Marco Alves dos Santos, Mário Alves, Paulo Ferreira, André Henriques, José Corvelo, Luís Rodrigues e Rui Baeta.

O Coro Sinfónico do Coral de São José já se apresentou, em digressão, na Casa da Música, na Igreja da Lapa, na Sé do Porto, no Mosteiro dos Jerónimos, assim como em deslocações a outras ilhas dos Açores, Madeira e Estados Unidos da América. Em dezembro de 2019 participou no Choir Music Festival of Prague, na República Checa.

Desde 2007, Luís Filipe Carreiro é o Maestro Titular do Coro Sinfónico e Diretor Musical e Artístico do Coral de São José – Associação Musical.